Quem somos

Minha foto
Amigas apaixonadas por moda, cores e estilos. Para realizar o sonho de se tornarem blogueiras é que criaram o Menta&Pimentta. Comentado por Caroline (Carol) e Mayana (May), o Menta&Pimentta traz informações e opiniões sobre beleza, cosméticos, maquiagem, moda, viagens e tudo aquilo que nós, mulheres, precisamos estar por dentro.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sábado da viagem: Curitiba

Olá pessoal!
Como já foi falado, sábado é o dia de viajarmos pelo Brasil, começando pelas capitais. Como somos do Paraná escolhemos Curitiba para ser a primeira.

Vamos falar então da Universidade Federal do Paraná, que foi fundada e instalada em 1912, tendo suas primeiras aulas em 1913 com 97 alunos inscritos. Foi a primeira universidade do Brasil e, hoje, é um monumento arquitetônico em estilo neoclássico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.


Inaugurado em 5 de outubro de 1991, o Jardim Botânico possui uma estufa inspirada nos palácios de cristal ingleses do século passado que contém plantas originárias de diversos terrirórios brasileiros. Tem também jardins franceses e trilhas que cortam o bosque, de onde podem ser vistos pinheiros-do-paraná, pitangueiras, pessegueiros, entre outros. Lá ainda funciona o Museu Botânico, com espaço para biblioteca especializada, centro de pesquisas, auditório, sala de exposições temporárias e permanentes.



Edificação em três níveis, construída em ferro tubular e revestida de tela aramada, a Ópera de Arame, estrutura semelhante à Opera de Paris, ocupa uma área de 4000 m² e está cercada por um lago, com acesso por uma passarela também aramada . Uma cascata, originária de uma das nascentes do local, complementam o belo paisagismo desse projeto do arquiteto Domingos Bongestabs, inaugurado em 18 de março de 1992 e destinado a apresentações artísticas e culturais. Tem capacidade para 1800 pessoas na platéia e 600 expectadores nos seus 46 camarotes. No Parque, que abriga até 60.000 pessoas, além da Ópera, existe o Espaço Cultural Paulo Leminski.

                                                         

Mais uma das atrações é o Parque Barigui, criado em 1972, contendo quiosques e churrasqueiras, um Parque de Exposições com estacionamento e local para exposições externas, um Centro de Convenções, pistas de aeromodelismo e bicicros, canchas esportivas, trilhas para trekking ou cooper, um parque de diversões, Estação da Maria Fumaça, um lago com pedalinhos e vestígios da construção de uma antiga olaria (em parte hoje transformada em academia de ginástica e lanchonete). Desde 1973 funciona o Museu do Automóvel, com acervo de centenas de veículos antigos, além de outras antiguidades mecânicas e uma biblioteca especializada no assunto. 

                                                         

Em 1878 surgiu Santa Felicidade. Foi fundada pelos imigrantes italianos e tem esse nome pelo fato da doadora das terras se chamar D. Felicidade Borges e esta pedir para que tivesse uma homenagem feita e ela. Os imigrantes dedicaram-se à produção de hortifruitigranjeiros, à plantação de erva, ao fabrico de vinho e queijo e ao trançado de vime. A Igreja Matriz de São José é uma das construções mais importantes da colônia, com sua fachada de elementos românticos e clássicos e o elegante campanário isolado do corpo principal do edifício conforme tradição italiana. Quase em frente à igreja está o cemitério de Santa Felicidade, construido em 1886 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico em 1977. Entre outras atrações a principal da Santa Felicidade é a de ser Bairro Gastronômico de Cutitiba com grande número de restaurantes que oferecem, além de vinhos caseiros, deliciosos pratos típicos italianos. Para completar essa atração ainda tem as tradicionais vinícolas e cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime e o sugestivo portal de entrada do bairro, representando os valores da cultura italiana.



O Relógio das flores foi inaugurado em 1972, tem 6m de diâmetro e os ponteiros são em fibra de vidro. Seu sistema de funcionamento é baseado na emissão vibrátil do quartzo, que oferece maior precisão, apresentando uma diferença máxima de 30 segundos por ano. O Relógio de canteiros recebe impulsos eletrônicos de relógio-comando instalado à distância. A partir de 1978, as flores do canteiro começaram a ser repostas a cada trimestre, obedecendo a floração de cada estação. Em 1980, a construção do belvedere permitiu melhor vizualização do relógio.

 

Pessoal, Curitiba tem muitas outras atrações. Mais algumas serão colocadas sábado que vem, aguardem! Todas elas são muito lindas e quando tiverem oportunidade, venham conhecer :)
Beijos, até amanhã.
May.

Créditos:
brasilviagem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário